QUEM SOMOS

A PROMIP é uma empresa de biotecnologia que reúne em seu portfólio produtos biológicos (predadores e parasitoides) e serviços especializados com destaque para o Manejo da Resistência de pragas à táticas de controle.

EVOLUÇÃO DA RESISTÊNCIA

O processo determinante na evolução da resistência é a contínua pressão de seleção, ou seja, trata-se de um caso típico de seleção Darwiniana em que a constante pressão de seleção aumenta a frequência relativa de alguns indivíduos “pré-adaptados” presentes na população de determinada espécie-praga. A resistência tem origem nas mutações genéticas, que podem ser préexistentes, ou seja, o gene que confere resistência pode estar presente numa população de insetos, mesmo antes da introdução de um novo agente de controle.

RESISTÊNCIA CRUZADA

No Brasil, plantas de milho, algodão e soja Bt expressam proteínas inseticidas do grupo Cry1, Cry2, Cry3 e Vip3A. As proteínas do grupo Cry1, presentes na maioria das plantas Bt, possuem elevada similaridade na sequência de aminoácidos. Essa similaridade, principalmente no domínio II da estrutura tridimensional da proteína inseticida, favorece a evolução da resistência cruzada em pragas-alvo de controle, devido a mutações no sítio de ação onde essas proteínas se ligam para exercer o seu efeito tóxico.